domingo, 28 de agosto de 2011

2011.08.28 - Eucaliptal e Montejunto

Todos têm que fazer o baptismo na Serra de Montejunto e muito melhor é este baptismo quando para padrinhos, o Jaime teve o regressado Francisco Cardoso, o Nuno Rapaz, o ZP Abreu e eu (claro). Primeiro foram 16kms de bela aquecidela no Eucaliptal da Abrigada até São Louenço (?), aonde apanhamos montes de areia solta, caçadores e calorzinho para aquecer o corpinho, paramos em São Lourenço para café com o alto patrocinio do Dom ZPedro Abreu. Então arrancamos para a subida do dia, explicações feitas ao Jaime, i.e. subida dividida em 3 patamares: 1º Estradão de Terra Solta; 2º Rampa Desafia Equilibrio e Força; e finalmente 3º Alcatrão para as Antenas, mal começamos a subir o Nuno ficou com as mudanças desafinadas e não fosse o ZP teria ficado sem mudanças. Arrancamos novamente e mais umas curvas acima fui eu que fiquei com a corrente presa do lado de dentro da jante, bem hajas ZP. Continuamos a subida, com o Francisco a perguntar de vez enquanto - "mas agora não por ali pelo alcatrão" - não Francisco, mas ficamos muito contente de teres voltado às lides !!
Mais umas subidas acima e cruzamo-nos com uns senhores/senhoras que só perguntava mas vocês conseguem subir isto, descer aquilo, etc.. quase na base do não posso crer. Nota, a agua não sai no gabinete do turismo junto à fabrica do gelo.
Finalmente, fizemos às antenas por alcatrão, tiramos ao Jaime a fotografia comprovativa do crime, bem como, a fotografia aos Padrinhos, menos ao Nuno que já se tinha escapado para o carro. Descemos (mas não pelo trilho das cabras, isso fica para a proxima incursão) e fizemo-nos ao corta foga com bo ritmo. Mas chegados ao cotovelo, o ZP traçou o pneu de traz, nada de grave e serviu para conversar mais um pouco. Descemos para a Abrigada pelos estradões de terra e ainda fizemos o picanço da ultima subida de alcatrão para a escola. Foi uma volta que foi um prazer :-)
1200m acm com 46kms e a horas de ir para Santo Estevão almoçar :-)

domingo, 21 de agosto de 2011

2011.08.21 - Serra de Sintra Here Are Again

Ai esta o regresso ao mountain bike em pleno depois das ferias / Já não ia à Serra de Sintra já nem me lembro desde quando !!!

Ontem 45km em Monsanto com o Jaime, hoje 31km na Serra de Sintra com o Francisco.

A manha estava soberba para a pratica da modalidade (como dizem os comentadores desportivos), alternando entre nevoeiro no lado de Cascais e sol do lado de Colares. 2 boas subidas e muita conversa sempre em ritmo, fizeram da volta um mimo:-)

O piso estava meio estranho e nao ajudou muito, pois como choveu ontem, encontrava-se com uma pelicula de areia solta, que não ajuda muito nas subidas. Noutros sitios a areia era tão profunda que enterrava as rodas, perdendo-se direcção.

Nas zonas de corte pelo anel dos Capuchos a coisa começa-se a compor, pois a mata começa a reflorescer e a caruma já tapou as manchas de terra.

Depois a subida do Rio da Mula em variante pelo lado da represa e do anel dos Capuchos, descemos a Colares para cafézinho e regresso por Almoçageme com subida para a Peninha pela estrada do Cabo da Roca.

Finalmente, as rampas da Peninha é que estão impossiveis, pois é só pedras soltas (ainda menos ajudou, qd o Francisco levou a hardtail completa - sem suspensão na frente).

Mas foi uma bela manha cheia de conversa, ritmo calmo, mas sem paragens desnecessárias e o joelho para ja 5 estrelas :-)

2011.08.10 - Monsanto Pós Amigos

Para recomeçar a lides outdoor, fiz-me a Monsanto às 08:50am. Como o combinado era 09:30 AM no Monte Verde, ainda dei mais umas voltas antes de ir ter com o Jaime ao meeting point. Depois foi um tal pedalar e conversar, sobre tudo o que diz respeito às bicicletas e ao estado da nação e ao estado dos nossos espiritos. Sem grandes radicalismos, pois estava a ensaiar o joelho, depois da queda nos Açores, fizemos (fiz) 45km, alternados entre subidas, descidas, ciclo via, ida à loja das bicicletas (só para saber que o cepo das minhas SLR já era) e regresso a casa.

Muito bom com muito boa companhia do nosso amigo Jaime !! :-)