domingo, 25 de setembro de 2011

DBR Epic - 2011






Depois de uma partida algo atribulada de Lisboa e uma chegada tardia a Amarante, lá demos inicio à nossa (eu, o ZP Abreu e o Jorge Fernandes) participação no DBR Epic 2011.

16 Set.
A primeira etápa foi, mesmo cheio de tosse, feita em modo ou vai ou racha. No começo tive o belo empurrão do Pedro Vieira na subida, muito melhor do que quando resolve agarrar a minha mochila e fazer lastro. Findo a subida do dia, não rachou mas custou. Depois no abastecimento lá em cima troquei umas palavras com o Nuno Rapaz, com o Rui e o Hugo e arranquei com Jorge Damas, mas o homem tá forte e a mim deu-me para as caimbras. Alías, a meio da descida, engatei o pé numa pedra e deu-me uma mega-caimbra na nadega. Deve ter sido o calor e o meu excesso de entusiasmo. Etapa feita sempre com o homem da marreta a espreitar esquina sim esquina não, mas sem nunca aparecer de frente :-) A tosse é que nao perdoou e o Nuno até pensou que eu estava com um ataque de asma. (45kms / 1500m acm) Acabamos a jantar ao ar livre no restaurante do largo do Mosteiro de São Gonçalo - Muito Bom.

17 Set.
Arranquei bem e cheio de vontade de conhecer a Serra do Alvão, fiz tudo até ao 1º abastecimento mais ou menos sozinho, tirei umas fotografias catitas e apreciei umas belas paisagens. Nesse abastecimento eu e o João Vaz juntamo-nos e passamos a fazer o resto da etapa em 'pandam' (até a roupa era igual - GeoRaid Finishers). Uns kms mais à frente apanhamos o cão "Terrivel" que fazia as etapas ao lado das bicicletas (deve ter levado cá um empeno) e por isso devia ter ganho uma medalha. Adorei fazer todos aquelas descidas de pedra solta, sempre a pensar "Luis vais malhar" !! No abastecimento seguinte, esperamos uns minutos e arrancamos todos juntos (eu, o João Vaz, o ZP e o Jorge Fernandes). Dai para a frente, só me lembro de ver o ZP completamente possuido, como se nao houvesse amanha, a descer tudo completamente a fundo. Era só pó e pedras a saltar. As descidas eram soberbas e atravessar primeiro o riacho e depois o rio Tamega foi verdadeiramente epico. Cruzamos a meta todos juntos e todos super contentes. Foi um dia memorável. (90kms / 2500m acm) ainda para mais quando fizemos outro belissimo jantar na nossa Pousada, com entradas de esparguete com esparguete, exigencia do nosso 'capitão' Pedro Vieira :-)

18 Set
Passei a noite toda a tossir que nem um cão, só me apetecia tirar os pulmões e trocar por uns novos XTR Versão 2012, quase liguei ao Manipalo a desmancar o gajo aos berros e a dizer-lhe que não pagava nem mais uma manutenção. Depois de um começo mais custoso, lá me colei ao Nuno Rapaz e ao Joge Damas, ainda fizemos bastantes kms juntos, não obstante eu ter-me enganado nas setas 2 vezes - eles devem ter esperado / foram bem amigos:-) Depois apareceram as rampolas de granitões grandes cravados na terra sob uma mata belissima o que foi bem fixe e deu para andarmos bem juntinhos. Mas a seguir, não sei porque ? Se foi ter parado para tirar fotos, se foi eles (Nuno e Jorge) terem acelarado (não interesse), passei a ve-los sempre a 100m / 300m à minha frente. O Marão é fixe e a estrada de terra em cota semi constante que passa junto à Pousada de Portugal de São Gonçalo é um espectaculo. Vieram depois aqueles corta fogo de lascas de xisto solto de inclinação arrepia cabelos, que me deram o maior dos gozos fazer. Apanhei na estrada (de mega pedras lavradas pela passagem milenar das aguas em furia e pela passagem de carroças) que se seguia o Jorge Santos, sem corrente, que já empurrava a bicicleta à 6 ou 7 kms pela mão e segui para o abastecimento seguinte (ultimo). Depois perdi-me e pronto, a partir dai esquece a prova do ponto de vista de percurso. Cortei a meta com mais um que se perdeu como eu, ele com o braço feito carne viva depois de uma espeta monuental - ainda lhe disse "tenho aqui kit de 1º Socorros, queres ?" e ele respondeu "carago .. f..., eu quero é a merda das fieiitas da proba". Fui buscar a T-Shirt e ta feito. (63kms / 1800m acm).

Pedi explicações ao João Marinho, sobre a falta de marcações e sobre os dois trilhos que divergiam e que em ambos havia fitas, ao que ele me respondeu "opáaa dibertiste.te, fizeste o percurso, tens a T-Sheerrt !!, atão caga nisso". :-)

Foi um espectaculo de fim de semana, bom convivio, bons amigos, bela prova, paisagens breath taking e papo cheio de pedal !! :-)

PS: nesta prova não se pode esquecer o pré-arranque nas boxes da largada, muito bom para por a conversa em dia, mandar umas bocas e conhecer novos cromos como nós :-)

Aos meus amigos com quem partilhei estes 3 dias, um grande bem haja :-)

1 comentário:

  1. "de mega pedras lavradas pela passagem milenar das aguas em furia e pela passagem de carroças" gostei muio de ler as aventuras de um irmão no Marão. Dos Açores Ana Mafra

    ResponderEliminar