segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Atrás dos 75% por caminhos da Beira Baixa

"92km, mais de 1000m de acumulado, ~72%...Vivam os dados estatisticos e o google maps!... Vivam os treinos e os graficos!... Viva a contagem de calorias e o acumulado de altitude!... Viva o EPOC que não sei o que é!... Viva o iPhone que ainda só liguei uma vez e abandonei em cima da mesa… Viva a falta de tempo que se existe é porque se vive intensamente… Ou se calhar não..."

Qual puto que vai para a casa da avó a Elsa deixou-me em casa da minha mãe no sábado, juntamente com a Giant e uma muda de roupa… Planos para o fim de semana: apanha da azeitona no sábado e chegar a casa dos pais da Elsa a tempo do almoço de domingo… O plano traça-se assim no google:


View Larger Map

A volta por Alcains, é para fazer mais uns kms, 30, os únicos que se pode dizer serem feitos a rolar… Os restantes são tipo: a subir ou a descer…

Quando acordei olhei para fora e vi a estrada seca… Bom sinal… Saí para a rua com a minha mãe a perguntar-me sobre o que é que fazia se chovesse, disse-lhe que tinha um casaco na mochila e que não se preocupasse (sinceramente surpreendeu-me a calma com que me viu partir)…

Estava frio, o equipamento de inverno tirado esta semana das bolas de naftalina soube-me bem, os primeiros 2 kms fazem-se num plano elevado em que consigo ver "serras" de ambos os lados… E de ambos os lados, aproximam-se nuvens negras de uma textura a dispensar filtros graduados para acentuar o seu dramatismo e ainda por cima com god beams aqui e ali (ups isto é para o outro blog, sorry!... Continuemos...) ...

A velocidade máxima faz-se nos primeiros 5 kms, numa descida que nos anos da minha infância era o mais parecido com uma montanha russa que se podia arranjar...

Daí para a frente tentei fazer um treino limpinho em torno dos 75% o que é facil subir é fácil, mas a descer nem por isso. O que dá para perceber pelo gráfico de pulsações em que apenas um pico destoa para além dos 80% - causado por um pit bull que decidiu perseguir-me durante uns 500m…):

Voltando ao percurso… A estrada apresentou-se quase sempre molhada, mas apesar de estar sempre a ver chover à distancia, São Pedro lá ajudou e só me brindou com umas pinguinhas na chegada a Castelo Branco, também foi nesta altura que apanhei alguns km de vento contra em rajadas, mas hoje em dia sempre que isto me acontece penso no troia Sagres do ano passado e nas etapas do Alentejo do TPG e é como se as pernas me deixassem de pesar…

Pessoalmente gosto muito deste percurso… É estrada, mas como é um sem fim de curvas contra-curvas, subidas e descidas dá para esquecer que temos asfalto debaixo das rodas, quase não há carros (acho que foram mais os tractores que ultrapassei do que os carros que passaram por mim) … E as pessoas... Muitas delas a pé no caminho da sua aldeia para a missa de domingo... Ainda nos respondem sem reservas quando lhes damos os bons dias…

Secção para quem está com insónia ou para quem não tem vontade de trabalhar:

Proxíma compra: Capacete
Devaneios: Preciso de um crank maior, de umas rodas maiores ou de ambos...
Km's de Treino: ~ 1350
Correntes Partidas: 2 (a mesma corrente XTR que ainda uso na Giant com 2 elos rapidos)
Selins: Continuo a gostar mais do Selle Italia Kit Carbonio Flow...

Sem comentários:

Enviar um comentário