domingo, 6 de novembro de 2011

2011.11.04 - Serra d'Aire e Candeiros






Hoje isto vai ser curto, estou cansado. Foram 70kms com 1500m acm, mas reforçados por pedra e mais pedra e mais pedra na Serra D'Aire e Candeiros, mas vamos já por claro o assunto - Eu adorei a volta :-)

O Pedro Vieira tinha prometido e cumpriu "vou organizar uma volta na Serra d'Aire e Candeiros inesquecivel !!" e assim foi. Arracamos de Torres (~10h AM) novas um grupo de 7 escrucionistas vindos de Lisboa, mais o Pedro que já lá estava e os seus 3 amigos guias conhecedores 'à seria´daquelas paragens.

O dia estava optimo e depois de cerca de 20km de aquecidela em aproximação à Serra, por caminhos e trilhos muito bonitos, toma que agora é a valer. Como disse o Rui (amigo do Pedro e guia de volta), pago um almoço de marisco a quem conseguir chegar lá cima sem nunca por o pé no chão. Esquece mas é lá o almoço, aquilo nem com bicla com rodinhas atrás dá para não por o pé no chão. Chegados ao primeiro planalto, o Mauro (outro amigo do Pedro e guia de volta) já tinha o pneu feito num oito. Foi só o segundo furo de muitos que afectaram o grupo (o primeiro foi o João).

Prosseguimos até às antenas no topo, para apreciar as vista e tirar as fotos da praxe. Depois foi sempre a descer por uns trilhos ultra técnicos e cheios, mas mesmo cheios de pedra, mas daquela que está presa. i.e. não se desvia e se a roda da frente cola nela, lá se vai ao chão saido de frente !!

Aqui é tão arido, que eu comentei "aqui só para cultivar pedra !" Uns kms mais abaixo, alguem me diz, aqui ha menos pedra e logo remato "pois coitados dos agricultores de pedra, aqui dá menos, e isso estraga-lhes o negócio !!!"

Passamos por trilhos abertos na semana passada, alguns de de cortar a respiração, tal era a inclinação e depois mais furos e mais furos .... a pedra tem dessas coisas :-)

Passamos pela entrada de exploração das grupos (mas para quem faz à seria, não para domingueiros) e o Mourão - Prof -(o terceiro amigo do Pedro e guia de volta), la nos explicou que ali era tanta a pedra que quando alguem lhe perguntou se podia levar umas pedrinhas ele respondeu com ironia "pode levar, não ha problema, eu conheço a senhora aqui das grutas !!"

Já se fazia tarde e não era para voltarmos para Torres Novas com os frontais montandados, por isso demos ao pedal, que nem uns lidos.

Foi uma volta fantástica, eu adora aqueles trilhos de pedras :-)

Aos nossos guias e ao Pedro um Muito Obrigado, por meterem proporcionado esta volta.

LAM

Sem comentários:

Enviar um comentário