quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Relato do Troia Sagres do Ricardo Dinis 11.12.2010


Quando já estava preparado para um fim de semana de sofá, o Tiago decidiu desafiar-me com uma proposta indecente e à última da hora lá decidi participar no Troia Sagres. A logística foi um pesadelo, pois estive até quase às 3 da manhã a limpar a lama da bicicleta, montar os pneus de estrada (que o Rapaz sem saber me emprestou) e tratar do Camelbak e afins. Mais uma vez o Polar conta a história da viagem:

Logo a abrir, resolvi encostar na roda do Tiago e quando dei por mim já tinha deixado o resto do grupo para trás e lá fomos num ritmo acima dos 30 Km/h até ao cruzamento para Porto-Covo. Nesta fase a pulsação andou no limite do suportável e fui acima dos 90% quando o Tiago decidiu picar-se com 2 maduros que passaram em bicicleta com “bolante rebirado”.

Entretanto tive uma quebra abrupta e fiquei sem força sequer para me cansar, embora o esforço continuasse o mesmo, a pulsação caiu para 70% e o homem da marreta estava logo ali ao virar da esquina. Fizemos uma paragem para comer qualquer coisa sólida e a coitada da senhora que nos atendeu, ao ouvir o nosso pedido respondeu, “sandes já fiz muitas em tempos, mas agora nem vale a pena comprar o pão”. Lá bebi uma coca-cola, para ver se conseguia contrariar a fraqueza e seguimos viagem.
A 2ª paragem foi em Vila Nova de Mil Fontes, desta vez para comer uma sandes e beber mais uma coca-cola. A padaria é altamente recomendável com pão quente a derreter a manteiga e um ambiente a cheirar a bolos quentes.
Após ultrapassada a parte que eu considero pior, lá fizemos uma paragem estratégica na descida para a vila de Odeceixe. O objectivo era parar apenas no Rogil, mas a longa jornada sem comer e o estômago a ficar colado às costas, não dava margem para muito mais. Quando estávamos a terminar a nossa refeição, apareceu o Rui s logo seguido por parte do grupo Salta Pocinhas.
Como já estava em perda e de forma a gerir melhor o meu ritmo, resolvi sair a solo do café para a 3ª etapa. Ainda vi passar o Luis Delgado, mas o meu campeonato era outro e optei por um ritmo muito mais baixo. Lá fui eu nos 70% muito por culpa do vento de frente, pois sem a roda do Tiago quem fazia de vela agora era eu.
No final cheguei a Sagres após 8 horas e meia de viagem. Estive parado 30 minutos para abastecimentos e consumi 3 litros de água, 1 barra Power Bar, 2 Coca-Colas, 1 sandes de presunto, 1 sandes de queijo e 1/4 de bolo de torresmo.

Grande abraço a todos os Salta Pocinhas

Ricardo Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário