segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tipo... Entre a Raia e a Gardunha...

"Dados estatísticos não há muitos… O google diz que são 108km… Acho que demorei umas 4 horas e tal… O meu relógio diz que o acumulado foi zero, mas deve ser um pouco mais do que isso..."

O meu percurso de domingo é quase insignificante se comparado com uma volta na Arrabida ou em Monstanto, mas a verdade é que estava mais numa de dar aos pedais (a ver se as pernas acordam das férias), ver a paisagem e não me preocupar muito com as trajectórias, o resultado foi mais ou menos este:




View Larger Map


Ainda não foi desta que a logística funcionou bem: Saí de casa quase sem carga no telemóvel, sem um tusto na carteira, apenas com uns vestígios de bebida isotonica diluída nos 3 litros de agua do camelback, um gel e uma barra que tinham ficado esquecidos no camelback desde a semana passada e que pelo aspecto das embalagens já devem ter feito uns kms…

Como sempre saio de Castelo Branco pela N233, uma estrada com algum movimento que deixo rapidamente e sigo pela N240 em direcção ao Ladoeiro. Nos kms que se seguiram passou um único carro por mim...

A estrada é quase sempre ladeada por arvores quase formando um túnel e não tem grandes desníveis à excepção da descida para o Rio Ponsul através das lendárias Curvas da Monheca (o lugar onde os cromos da minha infância iam demonstrar os seus dotes de condução e invariavelmente acabavam espetados numa oliveira)…

No Ladoeiro viro para a N354 em direcção a Idanha a Nova, continuando por mais um túnel de arvores onde algumas pastagens estranhamente verdes alternam com plantações de tabaco (a planta e a flor do tabaco até têm a sua piada antes de serem transformadas em maços…)… A estrada é maioritariamente a descer e transforma-se na N353 um pouco antes de se chegar até à Senhora da Graça (não é a da Volta a Portugal)… Daqui até se sair de Idanha-a-Nova é sempre a subir, desta vez segui pelo asfalto em detrimento da calçada... A subida é inclinada, mas não tanto, seja como for é a única subida digna do nome em todo o percurso…

À saída de Idanha decido experimentar a estrada que segue por Proença a Velha em direcção a Monsanto (já não me lembro do número)… Esta acaba por ser a estrada que dá o nome a este post, seguindo suavemente por um planalto com a Serra da Gardunha do lado esquerdo e Monsanto do lado direito…

Um pouco antes de Proença a Velha, virei as costas a Monsanto e segui pela N239 com a Gardunha a dominar a paisagem à minha frente... Pergunto-me como terei podido crescer em Castelo Branco e só ter descoberto a Gardunha há 4 ou 5 anos atrás... A estrada torna-se um pouco mais ondulante... À passagem pela Orca paro no Multibanco, mas não encontro cafés abertos…

Decido seguir já com a sensação de que não vou chegar a horas para o almoço… É nesta altura que percebo que já não tenho carga no telemóvel… Lembro-me que em Alpedrinha existe uma cabine com moedas e apresso o passo… Deixo a N239 para uma estrada ainda mais secundária e da qual também já esqueci o nome, pela primeira vez apanho asfalto mau (é estranho, mas há certos tipos de asfalto que me chateiam mais do que washboards nos estradões de terra)… De vez em quando a estrada vira para norte e sou brindado com vento de frente…

Um pouco desanimado e sem me aperceber vou subindo lentamente, passo pela velha estação de caminho de ferro de Alpedrinha e chego ao centro da vila onde se desenrolam as actividades da Festa dos Chocalhos (ou da Transumância), lembro-me do primeiro dia do TPG 2009 e da passagem por Quintanilha (não me lembro, mas acho que foi aqui)…

A cabine telefonica ainda está onde me lembrava dela, encontrei um café e lá tomei o tão desejado fix de cafeína (de qq forma precisava de moedas para telefonar)… Não me lembro da ultima vez que usei uma cabine telefónica e surpreendi-me que funcionasse, liguei para a Elsa e pedi para me ir buscar algures a meio da N18, estava sem GPS e não me lembrava da distancia de Alpedrinha a Castelo Branco…

Voltei à estrada e após um par de kms percebi que estava mto mais perto de Castelo Novo do que pensava, olhei para o relógio, fiz umas contas e achei que talvez conseguisse chegar a casa antes de a Elsa sair… Pus a mudança mais pesada e seguiram-se cerca de 25km de faixa 5 em single speed… Pelo meio cruzei-me com um pelotão de" Zundaps" e similares em passeio organizado por um clube local de motas antigas… Finalmente abrandei quando passei pela Elsa a poucos metros da entrada de Castelo Branco, mas como já estava perto acabei por ir a pedalar até casa…

Poucos minutos depois de largar a bicicleta tinha passado pelo duche e tinha um prato de Arroz de Marisco à frente...

Secção para quem está com insónia ou para quem não tem vontade de trabalhar:

(não pode ser todos os dias... esperem pelo proximo relato…)


Sem comentários:

Enviar um comentário